
Cidadania Portuguesa
Reconecte-se com suas raízes e conquiste novas oportunidades na Europa.
​
A cidadania portuguesa é um direito de muitos brasileiros descendentes de portuguesas, bem como de judeus sefarditas, e também uma porta de entrada para viver, estudar e trabalhar legalmente na União Europeia. Mas para que esse direito seja reconhecido, é essencial seguir corretamente as exigências legais de Portugal.
Quem tem direito?
A cidadania portuguesa por descendência é concedida aos filhos ou netos de cidadãos portugueses.
​
Mas ATENÇÃO: é possível que ultrapasse a segunda geração, desde que o processo seja feito por etapa.
Ou seja, é possível obter a cidadania por meio de seu bisavô, por exemplo, desde que seu pai/mãe se torne um cidadão português de forma prévia.
Serviços
Acompanhamos todo o processo administrativo para obtenção da cidadania italiana:​
​
-
Pesquisa genealógica inicial e análise de viabilidade;
-
Reunião e análise de documentos (certidões brasileiras e portuguesa);
-
Traduções juramentadas e apostilamento;
-
Preparação do processo para protocolo;
-
Acompanhamento jurídico e administrativo durante todo o processo.​
Descendência de judeus sefarditas
A legislação portuguesa permite que descendentes de judeus sefarditas solicitem a cidadania portuguesa como forma de reparação histórica, sem limites de gerações. Essa medida reconhece os direitos das famílias expulsas da Península Ibérica durante a Inquisição, resgatando sua conexão com Portugal por meio da nacionalidade.
​
Para dar início ao processo de solicitação da cidadania portuguesa por descendência sefardita, é necessário comprovar a origem familiar. Essa comprovação é feita por meio de um certificado emitido por uma Comunidade Israelita Portuguesa reconhecida.
​
O documento atesta oficialmente a descendência sefardita do requerente. Vale destacar que ter apenas um sobrenome de origem judaica ou ligado aos chamados "cristãos-novos" não é suficiente, pois o interessado precisa demonstrar vínculo histórico e genealógico com uma comunidade sefardita.​
Contar com uma equipe especializada faz toda a diferença para evitar erros, atrasos ou indeferimentos.
